2012 esta ai…

2012 esta ai…

Bom, o novo ano esta ai à porta e muita gente trata de deixar os seus pensamentos e projectos para o novo ano, é interessante ver chegar ao final do ano e perceber se todos os objectivos definidos para este ano foram atingidos, claro que isso não influencia em nada a nossa vida mas o sentimento de missão cumprida e desafio é sempre muito saudável.

No final do ano passado tinha estipulado como metas o aumento de conhecimento de Java, C#, Postgress e claro, Flex 4. Em todos eles consegui alguns avanços o que me deixou com um otimo espectro de linguagens, mas infelizmente não consegui tempo para dar uma olhada  no FMS nem nas bases de dados Oracle mas quem sabe para o próximo ano o consigo fazer.

Este ano que passou, trouxe grandes novidades, muitas surpresas e algumas desilusões, desde o inicio da penetração do flash para mobile nos smartphones ate ao seu abandono. O grande avanço da plataforma Flash para mobile também marcou o mercado, como o deploy de aplicações em flash/flex para markets mobile, mas ao mesmo tempo mais uma triste noticia que deixou muita gente surpresa, a Adobe acabava por abandonar o desenvolvimento do Flex, concentrando-se nas tecnologias emergentes como o HTML5 e jQuery Mobile.

Sem esquecer da morte do visionário Steve Jobs, que apesar de não ser Apple fan, reconheço que ele foi um “game changer” tanto na própria Apple, como no mundo da tecnologia, principalmente mobile.

O final deste ano também me fez mudar de ambiente de trabalho, juntando-me a um amigo de longa data numa empresa onde acabei por iniciar-me no mundo mobile (HTML5/jQuery Mobile) mesmo ainda antes do abandono do Flash Mobile e do Flex SDK o que acabou por ser muito curioso. Claramente ainda muito pouco maduras, ambas as tecnologias (HTML5 / jQuery Mobile) ainda mostram muitos pontos fracos principalmente a fragmentação e as diferentes/próprias implementações de variados elementos não compatíveis com os padrões (w3) faz com que o desenvolvimento se torne mais dispendioso. Se contar com a falhas de performance em mobile, falta de componentes, fracos comportamentos, muitos problemas de compatibilidade cross-browser e conhecendo o Flex como conheço, dificilmente nos próximos 3 a 5 anos o flex será substituído pelo HTML5 como muitos o afirmam.

Bom, neste novo ano muitos desafios se avizinham nesta nova etapa do meu trabalho principalmente a nível de aprendizagem e desenvolvimento em outras tecnologias. Pensado que o HTML5 / Mobile vai ser um grande foco, será com certeza uma grande experiência e enriquecimento para mim.

Finalmente, 2011 também ficou marcado por cada vez menos tempo disponível para actualizar o blog, mas sempre que possível la fui colocando um ou outro artigo. Sera algo que também quero mudar no próximo ano, dedicando um pouco mais de tempo a ele.

Bom, resta-me apenas desejar-vos um otimo 2012 com muito sucesso pessoal!

Um grande abraço.


Leave a Comment

Post