SIGCOND, Gestão de forma inteligente. (Flex)

SIGCOND, Gestão de forma inteligente. (Flex)

Olá caros leitores, infelizmente tenho andado meio afastado do blog devido a algumas mudanças na vida profissional, mas também por falta de tempo. Mas bom, hoje venho falar de um projecto que elaborei antes desta mudança profissional, e que foi bem interessante não só a nivel tecnológico, mas também a nivel funcional.

O seu nome é SIGCOND, um sistema de gestão de condomínios muito completo. Todo o sistema foi elaborado em Adobe Flex 4, com recurso ao ZendFramework, MySql e PHP mas não se limitou a estas tecnologias, já que também conta com um sistema interno de chat / conferencia feito com recurso ao Red5 Media Server / Java. Conta com variadas áreas, 4 niveis de utilização: Super Administrador, Administrador de Condomínio Master, Administrador de condomínio e Condómino. Cada um deles apenas pode aceder a algumas funções e menus da aplicação devido a um sistema de UAC implementado.

Foram também integradas algumas API’s que tornam a aplicação muito funcional, de entre as quais:

  • Google Charts API, permitindo assim criar relatórios de consultas com gráficos tornando os relatórios bem mais agradaveis.
  • Clickatell SMS API, permite que o sistema possa enviar notificações por SMS para os telefones dos condóminios e administradores, tornando a troca de informação mais directa entre os administradores e o sistema. Esta API é implementada de uma forma totalmente automática, já que as notificações sao apenas configuradas (activas/inactivas) e o sistema encarrega-se de enviar as devidas notificações consoante várias operações iniciadas por parte do utilizador, ou automaticamente por parte do sistema. Estas notificações incluem falta de pagamentos, agendamentos, notas, reuniões de condomínios, lançamento de quotas / facturas, etc.
  • EasyPay – Gateway MB. Esta API torna o sistema ainda mais funcional, permitindo o lançamento em tempo real de Facturas com uma referencia MB / Home-banking que imediatamente fica disponível para pagamento. Sendo que os administradores podem pagar o aluguer da plataforma e os condóminos as suas quotas / facturas sem sair de casa. Assim que o cliente/condómino paga a factura numa caixa electrónica, ponto de pagamento ou home-banking o sistema é de imediato notificado e efectua o fecho do registo a pagamento.
O sistema conta com vários recursos automatizados que são efectuados diariamente para criar e lançar quotas, criar relatórios, notificar faltas de pagamento e prazos, bloquear contas, lançar facturas, etc…
Internamente também poderá encontrar um sistema de agendas, troca de mensagens privadas, chat de texto, video e audio em tempo real em várias salas, além do chat privado entre a administração e um condómino ou com o proprio suporte da aplicação. Existe ainda um fórum interno para dúvidas, centro de documentos onde podem encontrar documentos pessoais, ou administrativos, calculadora, calendario / agenda, etc.. Bom, convido-vos a lerem um pouco mais sobre a parte comercial do sistema escrita pelo próprio proprietário do sistema, Fernando Mendes, aqui em baixo. De notar que ao fundo do artigo pode encontrar dados para acederem ao sistema em modo de teste.

Uma aposta na tecnologia

 

O presente projecto tem como principal objectivo a disponibilização na Internet de uma plataforma que contém um conjunto de recursos necessários para a gestão de condomínios. O público-alvo reporta-se a administradores de condomínio, condóminos e empresas de administração de condomínios.

O SIGCOND diferencia-se pelo facto de ser totalmente online, e desenvolvido de forma a dinamizar a relação entre condóminos / administrador. Com esta plataforma, procuram-se colmatar eventuais dificuldades de comunicação, transparência e rigor que, na maior parte das vezes, se manifestam entre a administração e os condóminos, proporcionando, simultaneamente, uma gestão simples, automatizada e integrada de todo o processo.

O SIGCOND permite realizar a contabilidade, controlo, suporte e automatização das tarefas inerentes à actividade referida, bem como motivar a uma maior participação entre os agentes envolvidos.

O desenvolvimento desta nova solução incorpora as questões político legais nacionais em vigor, referentes a este âmbito, e as que são possíveis de enquadrar na aplicação.

No sentido de uma melhor compreensão dos conteúdos contabilísticos, para além dos dados numéricos disponíveis, existem também painéis de bordo com a disponibilização gráfica dos valores mais pertinentes, o que permite uma consulta mais intuitiva da informação por parte dos condóminos.

Como referido, e para dinamizar a relação condóminos / administrador, foi criado um módulo de comunicação (um fórum e um chat interno ao condomínio), facilitando desta forma a interacção entre aqueles, o que representa uma mais-valia neste projecto.

O acesso é realizado através de um portal desenvolvido para o efeito e que permite ainda a colocação de publicidade de empresas relacionadas com esta actividade.

Com a utilização do SIGCOND, o público-alvo pode usufruir de benefícios relativamente à concorrência, em particular:

 

  •  Disponibilização da solução totalmente online, sem necessidade de instalação de software adicional.
  • Pagamentos disponíveis por MB.
  • Notificações por SMS.
  • Possibilidade de escriturar toda a contabilidade do condomínio, permitindo ainda uma visão da variação de despesas ou receitas, através de painéis de bordo, sendo que os condóminos podem ter uma perspectiva dos dados “24 horas por dia”, o que se reflecte numa total transparência de processos.
  • Optimização de tarefas inerentes à actividade do administrador.
  • Envio automático de notificações de eventos (ex.: pagamentos de mensalidade em falta, convocatórias, entre outros).
  • Promoção da comunicação através de um conjunto de facilidades, nomeadamente, de um fórum de discussão para cada condomínio e da integração de chat / conferência em reuniões de condomínios.
  • Possibilidade de colocação de legislação referente aos condomínios num espaço partilhado online.
  • Custo reduzido de licenciamento.

 

Neste sentido, espera-se uma receptividade significativa da aplicação, dado que se oferece aos utilizadores uma alternativa que lhes possibilita uma redução de custos e de tempo na escrituração dos dados do seu condomínio com total transparência, o que se traduz, por outro lado, na possibilidade de retorno financeiro decorrente da exploração da solução.

WebSite: www.sigcond.pt    Telf: +351 93 922 3808    Informações: info@sigcond.pt

Para acederem ao site em modo de demonstração, usem as seguintes informações:

http://gestao.sigcond.pt

User Condómino:
USER: userdemo
PASSWORD: demo

User administrador de condomínio:
USER: demoadmin
PASSWORD: demo

De notar que na versão demonstração muitas das opções estão bloqueadas, ou simplesmente nao estão visiveis. Para mais informações ou testar o sistema com dados reais e sem limitações entre em contacto com o email de informações:  info@sigcond.pt

Como o sistema ainda se encontra em fase inicial de testes podem encontrar alguns erros ou bugs, pelo que se encontrarem algum deixem os vossos comentarios.

Cumps.

 


1 Comment

add yours
  • Miller Thiago November 23, 2012

    vc vende o codigo fonte

Leave a Comment

Post