Qnap TS-210; Um tudo em 1!

Qnap TS-210; Um tudo em 1!

Bom, de volta ao blog, venho falar de uma recente aquisição minha, o Qnap TS-210.

Este pequeno dispositivo além de um grande aliado na hora de backups também um gadget fantástico. Quando procurava por um substituto para o NAS (Network Attached Storage, leia-se disco de rede) aqui da empresa que queimou a carta de rede, dei de caras com os produtos da Qnap que vagamente me lembrava do nome de algum lado. Depois de ler um pouco sobre eles fiquei de boca aberta com as enumeras capacidades e acabei por recomendar a sua compra e fazer eu própria a compra de um.

Qnap TS-210, mas o que é?

É uma caixa externa para montagem de até 2 discos duros com possibilidade de disposição em RAID fisico para redundancia de dados no caso de falha de um dos discos.

Mas esta pequena caixinha, que até se poderia chamar de mágica, é muito mais que isso. Além de uma ligação de rede (duh) ela possuí um sistema operativo baseado em Linux com muitas caracteristicas que até podem substituir um pc em muitos casos, vou apenas enumerar algumas. Se o principal objectivo era arranjar um sistema fiavel de backups, quem compra um Qnap ganha mais, muito mais do que isso, veja o que por defeito o sistema inclui:

– Servidor Web, com suporte a PHP 5.x e Mysql (possibilidade de personalizar o php.ini)
– Servidor FTP
– Servidor RSync
– Servidor Multimedia DLNA / UPNP  (que permite com que as imagens/videos/audio possa ser lido por qualquer dispositivo com ou sem fios ligado à rede doméstica)
– Servidor de shoutcast/Stremming com suporte a playlists e reencode
– Servidor Squeezbox, permitindo controlar dispositivos logitech / compativeis DLNA permitindo por exemplo disponibilizar a libraria em players como o SqueezeBox Touch, o Boom ou o Radio podendo até controla-los remotamente. Isso, é possivel a partir do seu PC/Smartphone/TV na Sala iniciar uma musica e controlar o volume da mesma num Quarto ou Cozinha onde esteja instalado um dispositivo destes da logitech / DLNA. Permitindo montar sistemas de som ambiente en varios espaços, tal como o hardware sonos faz (compatível com o qnap também)
– Web File Manager
– Web & Mobile Media Server
– Servidores Replication, Itunes, Syslog, Radious, TFTP,  Backup & Webdav
– Possiu uma Download Station capaz de carregar torrents e links diretos para fazer o seu download incluindo a possibilidade de iniciar e gerir downloads remotamente. (já se tornou o meu cliente de torrents por defeito até porque foi baseado no utorrent)
– Capaz ainda de receber e gravar imagem e som de até duas camaras de vigilancia ligadas à rede.
– One-Touch USB Copy, permitindo, quando configurado, fazer backups de uma chave/disco usb para o QNAP ou do qnap para a chave/disco
– Suporta multi-utilizadores, contas e home folders.
– Antivirus, Print Server, USB Externo (2x), etc..
– E o mais fantastico, suporte a plugins onde podemos facilmente encontrar dezenas de outros serviços, linguagens, servidores e aplicações como: WordPress, sugarCRM, vTiger, tomcat, asterisk, Magento, Mono, eyeOS, iSat, GLPI, openLDAP, python, Joomla, xDove, PS3 Media Server, java, piwik e muito mais… além da lista estar sempre a crescer…

Podemos ainda gerir o nosso qnap via SSH. Conta também com um excelente utilitario de UAC/Partilhas e gestão de logs.

Um dos serviços também bem interessantes é que o proprio qnap se liga a um sistema chamado mycloudnas.com, que permite que o nosso QNAP e seus serviços possam ser acedidos via Web em qualquer parte do planeta!

Ficaram surpresos com a lista? eu também…Resumindo, é um servidor All-in-one!

O desempenho é fantástico e apesar de pequeno não aquece muito devido ao cooler embutido que também se revelou extremamente silencioso. O design é bem limpo e agradável.
Conta com um processador de 800 Mhz e com 256 MB DDR2 de memória…que apesar de parecer muito pouco são extremamente bem aproveitados pela optimização dos recursos… depois de um mês ligado a memória gasta raramente subiu acima dos 200 MB. Linux Power!

Dipoe de diversas aplicações para smatphones/tablets como o Qnap, Squeezbox, uPnP player, skifta e muito mais…

Agora o preço, que para o que é achei muito acessível… $226  USD, qualquer coisa como 170 € (á venda na amazon mais perto de si :p).

Claro que a isto temos que acrescer o custo de 2 discos que devem ser os recomendados pelo fabricante: http://www.qnap.com/pro_compatibility.asp com suporte de discos SATA I, II e III até 6GB/s. Não é obrigatória a compra dos 2 discos já que o sistema pode funcionar apenas com 1 ou 2 isolados ou os 2 em RAID.
E pronto, ligue a sua TV/PC/Smartphone à sua rede e tenha a sua musica e filmes à distancia de um “play”. Sem contar com um excelente servidor de dados e backups!

Na pagina oficial existem muitos outros sistema com mais ou menos caracteristicas e preços, incluindo um QNAP com preço mais acessivel com apenas um disco mas as mesmas funções.

Um produto que vale bem a pena o investimento.

Abraço.


Leave a Comment

Post