Flex 4, AS3, Java, Red5, C#, Fluorine

Flex 4, AS3, Java, Red5, C#, Fluorine

Eis a minha nova fase de estudos!

Flex 4, AS3, Java, Red5, C#, Fluorine!

Alem de estar a realmente enfiar a cara no Flex4, estou a levar muito na cabeça… olhem que a transição do flex 3 pro 4 não é nada facil (estou a falar-vos como Flex 3 Certified Expert), alem de milhares de mudanças no “core”, há os novos namespaces, componentes, hierarquias, separação de componentes, etc’s… mas é uma agradavel surpresa encontrar muitos elementos corrigidos e melhorados, a melhor notici é sem duvida a enorme (ja era grande) facilidade com que criamos os nossos componentes, embora agora tenhamos que os construir passo a passo: Base, Skin, Scrollers, Actions, Etc’s… mas com certeza vão surgir componentes fantasticos. Eu proprio ja tive que criar alguns, de entre eles um a que chamei de spark datagrid. (quem ja vasculhou no flex 4 a datagrid foi extinta no spark). E erram ao pensar que me levou muito tempo… foi até muito simples com os novos containers/elementos do flex4.

Alem de muito flex 4, um dos meus planos do ano passado para este ano era aprender Java, e acho que desta vai. (Ja fiz até o meu primeiro CRUD :p ), acabei por me envolver num projecto que requeria o uso do red5 como servidor de video/audio/sharedobjects. Ao principio hesitei, mas foi-me dada a liberdade de poder ao mesmo tempo que desenvolvia, podes estudar um pouco do red5 e suas app’s em java. Das app’s pro red5 até às simples app’s java o caminho é quase inexistente, visto que ambos usam java… foi então que dei uso à minha vontade de aprendizagem e começei a estudar um pouco de java e acabei desenvolvendo  o meu primeiro crud. Ainda existem muitas duvidas na minha cabeça, principalmente na hora de criar uma app java e na hora do seu deploy… a confusão começa simplemesmente no facto de existirem tantos deploys e app’s diferentes.. em simples class java,  jar, applet, jnlp, etc’s… mas bom, com calma la vou… se por acaso tiverem bons links de tutoriais, artigos, estudos sobre java e tambem sobre red5 é só mandaram… a comissão agradece :) (pode ser em inglês ou francês).

Outra parte que tambem me vi envolvido foi no c#, devido ao facto de ser necessario a migraçao de alguns elementos para o novo projecto, e acabei mesmo por me dedicar tambem um pouco ao c#, visual studio e sqlServer, isto junto com o flex 4 + Fluorine. Posso afirmar já de caras que fiquei espantado com a facilidade da integração, em em alguns casos mesmo com a rapidez de processamento do flex+fluorine + sqlserver.  Claro que a minha entrada no c# ficou bem facilitado por ter tido a iniciação do visual c e c++ no meu cursito à uns anos atras.. mas muito ja estava esquecido…

Espantei-me tambem foi com muitas semelhanças com o as3… alias, muito parecidos mesmo….

AS3: var variavel:String = “ola”;

Java: String variavel = “ola”;

C#: string variavel = “ola”;

Em breve vou tertando colocar alguns artigos sobre estes meus estudos…que neste momento são os meus focos, por isso, caros amigos, links, tutoriais e infos são bem vindos!!

Bom, acho que estou a dar inicio à minha meta do ano 2010 um pouco tarde, mas mais vale tarde do que nunca!! ;)

Grande abraço!!


Leave a Comment

Post