Flash Deeplinking, SEO & Alguns Projetos

Flash Deeplinking, SEO & Alguns Projetos

Flash Deeplinking, SEO & Alguns Projetos

Bem, antes de mais as minhas desculpas, tenho andado meio ausente com bastante trabalho antes de ir de férias… mas bom..

Hoje vou falar de um projecto que terminei recentemente para o grupo medsynergies baseado no Texas, US. Este projecto consistiu na criação de um blueprint, para quem não sabeMedSynergies Blueprint o que é, trata-se de uma planta/plano do edifício que na sua origem é feita por arquitectos num papel especifico para apresentação detalhada de toda a estrutura fisica do projecto. (veja a imagem ao lado) Inicialmente pareceu-me um projecto simples, mas após algumas conversas cheguei à conclusão que não era bem assim. Todo o layout foi importado do illustrador e animado consoante as necessidades.

O projecto passava por criar esta bluprint navegável, passível de ser seleccionada,  carregar todas as informações e cores de um xml e ainda possibilitar a abertura do blueprint em determinada sala, isto via url/link.

Bom, todo o projecto decorreu sem problemas, e o que curiosamente se tornou mais dificil de encontrar foi um sistema lightbox capaz de carregar flash e receber parametors ao mesmo tempo, mas lá acabamos por encontrar a solução.

Este sistema usar deeklinking, que apesar de no flash ser possivel usar anchors para deeplinks, no meu caso não me servia de nada porque quase todo o projecto foi feito em action script, dái a necessidade de usar o conhecido sistema que passa pela utilização do External Interface. O seu uso e implementação é super simples, basta 2 pequenas funções em javascript e outras tantas em action script e voilá, tinha os paramêtros do browser no flash, daí era só carregar a especifica sala de acordo com o especifico link.

O projecto ficou bem “smooth” e intuitivo… até podemos enviar o link para um amigo… heheh

A pagina inicial:

http://www.medsynergies.com/blueprint/

Alguns links directos:

http://www.medsynergies.com/blueprint/#financial-management

http://www.medsynergies.com/blueprint/#business-development

http://www.medsynergies.com/blueprint/#it-support

Como podem observar, o deeplinking permite-nos criar paginas virtuais no flash, além disso permite um uso mais intuitivo e “possivelmente” uma melhor indexação nos motores de busca (está a ser gerado um sitemap bem como um conteudo alternativo para cada link “virtual”). Desta forma o flash fica “quase” acessivel…bom, pelo menos muito mais pratico.

Neste caso o uso do deeklinking foi praticamente básico, já que não havia necessidade de interceptar os clicks do browser… se o quisessemos fazer teriamos necessidade de mais algumas funções, e para quem achar complicado pode mesmo usar o SWFAddress ou SWFObject que sem duvida é muito facil de user… vejam aqui ou aqui.

Cada vez mais gente me pede para fazer este tipo de projectos claramente por se preocuparem acima de tudo com a navegabilidade dos seus sites/projectos e não tanto com o SEO, apesar disso ainda vemos pessoas a investir dinheiro quer no flash quer no conteudo alternativo, sendo 2 trabalhos mas disponibilizando o conteudo certo para o target certo. Neste caso os proprios motores de busca irão indexar este projecto blueprint, já que está em fase de produção o sitemap e o conteudo alternativo para cada link. Outro projecto que implementei o deeplinking basico deste tipo foi nos sites do grupo 2pm, vejam: http://2pmbe.com.

Claro que existe ainda o caso contrário, como a empresa miraworks, que á cerca de um ano terminei o seu site em flash, e este ano fiz a implementação em HTML+JQuery, 2 projectos que fiz que demonstram bem que para alguns casos o html+jQuery ainda são ótimas alternativas. Desenganem-se aqueles que pensam que sou um adepto cerrado do flash para tudo. Vejam a versão HTML (atual)  http://miraworks.lu/ e a versão Flash http://miraworks.lu/flash/ (com algumas diferenças).

Mas bom, apenas para afirmar que o flash permite deeplinking de forma facil (no flex ainda é mais) e pode ser usado em variadissimos projectos mas também encontra alternativas no html+jQuery ou html5. Ainda temos ambas as tecnologias que juntas formam um papel decisivo em determinados projectos, como no caso do blueprint.

Agora é com vocês, mas têm que concordar que há sempre vantagens entre eleas em usar qualquer uma das tecnologias.

Des resto, o cliente (medsynergies) ficou muito satisfeito com o resultado final e eu também! :)

E vocês? que pensam disto tudo?

Abraço.


2 comments

add yours
  • Marco Rodrigues July 21, 2010

    Eu diria que está “awesome” !! Bom trabalho.. e realmente é uma das boas utilizações do flash =) pois como se sabe, o flash é bom, mas não para tudo.

  • Marco Martins July 21, 2010

    Muito bom Mário, vejo que no projecto “blueprint” carregas algo feito em Flex dentro do Fancybox, por acaso é algo que eu gostaria de saber como se faz! a intenção é exibir imagens através de uma galeria feita em Flex.
    Abraço.

Leave a Comment

Post