Revolução de Maio! Adobe & Google

Revolução de Maio! Adobe & Google

Bom, o titulo é quase uma brincadeira, mas depois de lerem com atenção vão com certeza dar mais valor a este mesmo titulo.

O mês de maio trouxe muitas novidades, principalmente pelas duas empresas que parecem entender-se às mil maravilhas… numa guerra virtual de domínio de mercado, a Adobe e o Google parecem ter dado as mãos para revolucionar o mercado, não só das plataformas móveis mas também de um dos maiores mercados mundiais, as TV’s.

A  Adobe, que já no mês passado nos tinha presenteado com a Creative Suite 5, este mês veio finalmente, e juntamente com o evento Google IO, anunciar a tão esperada versão do Adobe AIR 2.5 e do Flash Player 10.1 para dispositivos móveis que utilizem Android 2.2. Claro que era de esperar o anuncio e lançamento da versão oficial do Android 2.2, mas apenas o anuncio aconteceu, o lançamento ficou ainda adiado… coisa que estranhamente não foi de acordo com o lançamento do flash player 10.1 no android market… ou seja, o flash já está no android market do Android 2.2, mas curiosamente o Android 2.2 Ainda não foi lançado… isto sõ pode provar que o android 2.2 deve estar mesmo à porta do seu lançamento… mas vou confessar, como proprietário de um Nexus One (Muito provavelmente o primeiro a receber o android 2.2), estou a ficar cansado da espera… não tanto para testar as muitas novidades do Android 2.2, mas sim para finalmente testar o flash 10.1… enfim… vou ter que esperar…

Olha aí o video do android 2.2

Ora, este lançamento do flash para dispositivos móveis, apesar dos mais cépticos vai ser um grande avanço no mercado, com cada vez mais dispositivos android a serem lançados, de entre tablets, smartphones, leitores MP3/MP4 e agora também o recente anuncio da Google TV, a plataforma flash entra numa nova era de distribuição de conteúdo por outros mercados, atingindo cada vez mais pessoas e principalmente um mercado inexistente até agora… Este crescimento exponencial vai alargar a comunidade de programadores, designers e desenvolvedores e principalmente gerar muito emprego nesta area… arrisco-me a dizer que esta nova etapa do flash vai gerar muitas novas oportunidades e com certeza grandes negócios serão feitos.

A politica do “Write Once, Deploy to Many” nunca fez tanto sentido… o bom e cuidado desenvolvimento de uma aplicação / animação / jogo em flash podem ser distribuídos para os mercados Web, Desktop, Móvel e agora também familiar via TV, isto sem grandes custos, ou aliás, apenas com os mesmos custos de uma só plataforma. Uma ótima novidade não?!? Para não falar do desenvolvimento de aplicações nativas pro android com a plataforma flash, que deixem-me dizer é estupidamente facil, em 5 minutos usando o Air 2 para o android e p publisher do flash CS5 criei uma pequena aplicação Olá Mundo, que até podem fazer o download aqui. Podem ter acesso a tudo que precisam de saber para compilar para a plataforma AIR / Android participando na pre-release seguindo este link.

A google TV:

Claramente a união da Adobe ao Google trouxe ainda mais força a este lançamento, e foi com certeza uma excelente parceria.

Depois do tão falado HTML5 começar a mostrar realmente do que é capaz de fazer, ainda não mostra maturidade suficiente para sequer ser comparado ao flash ou entrar na competição com ele, não digo que num futuro isso possa acontecer, mas para já não têm qualquer cabimento falar nisso…até encontrei um tumblr que na brincadeira faz algumas comparações bem interessantes…vejam aqui. Falo aqui do HTML para provar que também a Adobe nada têm contra estas evoluções saudáveis das tecnologias, até foi lançado um toolkit HTML5 para o Dreamweaver CS, que além de ser muito útil, veio provar que a adobe também está de olho na tecnologia, e acredito que quando ela realmente estiver a dar que falar, ela vai ser uma das primeiras empresas a lançar novidades para a plataforma.

De entre estas novidades, também foram anunciadas outras boas novas para desenvolvedores, como o google fonts, que permite usar fonts “não-sistema” em qualquer pagina HTML, usando um método de incorporação via API ou o google storage que permite usar os servidores google para armazenar dados intermédios ou mesmo críticos nos servidores da google, o que com certeza é muito mais seguro do que guadar esses dados num servidor partilhado…

Bom, já agora falar que a Adobe ainda não é inimiga do mercado OSX /Apple, já que acabou de lançar o seu Packager para o Iphone, embora informando que ele não será continuado e que o seu lançamento é apenas para demonstrar que é possível ter flash no Iphone OS concluído com a afirmação que não é uma limitação da Creative Suite ou do Flash. Podem fazer o download e ler mais aqui.

Bom, esta foi parte da revolução de maio, que trouxe ainda mais novidades, mas não me vou alargar mais até porque ainda tenho que assimilar melhor algumas delas…

Bom, é tudo por agora! E vocês? que pensam disto tudo?

Cumps.

 


1 Comment

add yours
  • Jonas Detoni July 23, 2010

    Show!!! Uma montanha de novidades, novidades empolgantes meu caro. O que podemos esperar dessa união Google e Adobe ? Com certeza coisas que nos farão realmente felizes, o que ja anda acontecendo. Se Apple tem uma mentalidade fechada de banir uma tecnologia, por outro a Google se mostra inversa. Deixo claro aqui minha opnião que não concordo que hoje em dia uma tecnologia seja excluida. Temos que estar antenados sempre e aprender novas tecnologias, novos metódos. Parabéns pelo post Mário, sucesso cara!

Leave a Comment

Post