Developers Flex, Oficialmente desactualizados! FB4!

Developers Flex, Oficialmente desactualizados! FB4!

Flash Builder 4

Um titulo carismático, mas é a pura verdade… para os menos preparados e com menos conhecimentos do flex e da sua estrutura, esta mudança vai ser muito dificil, não só pela completa remodelação da arquitectura da interface, mas sim pelas enumeras diferenças e implantações nesta nova versão.

Já à muito tempo que o flex andava nas bocas do publico e nas mãos dos mais curiosos, inclusive nas minhas, mas como tantos outros utilizadores da frameworks e IDE não quiz na altura do seu primeiro lançamento beta aprofundar muito nesta nesse nova versão porque o tempo de aprendizagem seria bem elevado, mas como tudo tem um tempo, eis que a Adobe acaba de distribuir a versão final do Flash Builder 4 e do Flex SDK 4, que alem de contar com muitas novidades, uma ótima noticia é que os componentes de apresentação grafica são agora parte do SDK como open source, ou seja, jápodemos usar graficos para apresentar visualmente os nossos dados sem ter que recorrer a bibliotecas terceiras.

Esta nova versão conta com muitas novidades, segue um pequeno resumo vindo da propria pagina no produto.

  • Novas ferramente de apoio à escrita de código, melhor acesso à documentação da class e compoennte, melhor tabulação e identificação/coloração visual do código.
  • Um completo novo aspecto visual, não deixando de lado os antigos componentes mx, mas assumindo já os novos “cores” visuais. Fx, spark…
  • Acesso a dados, muito rapido, simples e com wizards para grande parte das linguagens backend mais populares.
  • Melhoramentos a nivel de graficos, inter-agir com dados e graficos é simplesmente facil.
  • Skins, styles, e temas. Agora é mais facil do que nunca implementar um tema no nosso projecto.
  • Rapida integração com a Suite grafica  da adobe, Photoshop, illustrator, fireworks ou com o novo Flash Catalyst.
  • Reaproveitamento do código foi agora mais amplamente implementado e é possivel re-utilizar quase todo o nosso código ou funções muito facilmente com alguns novos assistentes.
  • Novos utilitarios de teste e monitoramenteo de trafego entre aplicações. (Premium)
  • Nova e melhorada documentação as3 e MXML. Os compoentarios à class ou componentes são agora apresentados durante a  escrita do nosso código, facilitando a compreensão da class ou componente.
  • Novos wizards automaticos e geradores de código.
  • As novidades no SDk são muitas, e longe de serem facilmente entendidas, mas isso… vamos com calma :)

Podem ver um artigo que fiz à alguns tempos com uma analise mais em promenor a algumas das novidades desta versão aqui. Vai ajudar bastante com certeza.

Esta nova versão vai deixar muitos dos “programadores” Flex de rastos, porque existem muitas novidades, mas acreditem que para os “agarrados” ao Flex Builder, esta nova versão caiu do ceu porque vai simplificar muitaaaaaaaaa coisa….

Dêm uma vista de olhos! Que eu vou começar a pensar seriamente em adaptar-me já!!

Download do Flash Builder aqui e do SDK4 aqui.

Uma novidade em grande nao??


7 comments

add yours
  • […] Mário Santos em TSW – That Should Work, 2010. | Link Permanente | Sem comentarios | Adicionar ao del.icio.us – Stumble it – Google Bookmark – technorati Mais […]

  • […] – Mário Santos : Developers Flex, Oficialmente Desactualizados! FB4! […]

  • […] Veja mais:Flex 4 SDK and Flash Builder 4 final releases are here…Lançado Flex 4 SDK e Flash Builder 4 Developers Flex, Oficialmente desactualizados! FB4! […]

  • Flávio March 22, 2010

    Trabalhar com CSS nessa versão está complicado, e pra migrar projetos antigos, a maioria do código tera que ser refeita.
    Mas ainda assim estou gostando do Fx 4.

  • zé chaminé March 26, 2010

    hein? mas ainda alguem usa flash? só se for para manter coisas antigas. acordem, estamos em 2010, o javascript está a substituir o flash e brevemente o flash será passado. para descanso do meu pc que, coitado, de vez em quando tem que aguentar com a porcaria do plugin que come 100% do processador só para abrir algo sem interesse feito em flash.

  • Mário Santos March 27, 2010

    Olá “zé” ;)

    Claramente a sua opinião é uma opinião fanática dos que se consideram anti-flash. Uma das suas criticas é facilmente resolvida! Desinstale o flash… Com certeza vai notar a diferença e muito provavelmente voltará a instala-lo…

    O javascript nunca substituirá o flash, nem é capaz de o fazer pelo momento e não o será pelo menos nos proximos anos, para não falar em décadas… o que voce faz em javascript num dia de trabalho em flash/flex faz-se em duas horas e com certeza com muito mais qualidade.

    O javascript/ajax/jquery/etc devem ser usados em alguns casos, mas dificilmente, quase imposivel, consegue fazer o mesmo em javascript que se faz em flash.

    Essa parte do de vez em quando comer o seu processador é muito provavelmente devido ao mau código feito por amadores que se entregam à facilidade do flash em deterioramento da qualidade e organização do código.

    Mas bom, é a vida! você só usa o flash porque quer ou porque realmente precisa dele.! :)

    Abraço.

  • Pablo Augusto April 16, 2010

    Estou tentando rodar o FB4 mas sempre que crio um projeto e tento validar a URL e a pasta aparece a mensagem:

    Cannot access the web server. The server may not be running, or the web root folder or root URL may be invalid.

    Estou usando o W7 e as configurações:
    ERBROOT: d:\xampp\htdocs\
    RootURL: http://localhost/
    Output folder: d:\xampp\htdocs\MyAPP

    Sempre sa esse erro. Posso continuar com ele, entretanto, quando vou importar o conector de dados (ex: D:\xampp\htdocs\services\EmployeeService.php) ele exibe o erro:

    “unable to retrieve operations and entities from the file” java.io.EOFException

    Sabe o que pode estar acontecendo?

Leave a Comment

Post