Tutorial Action Script 3 – 014

Tutorial Action Script 3 – 014

Em continuação a série de tutoriais sobre AS3…

Hoje vou falar sobre um ponto que por vezes me perguntam do que se trata, eis a explicação! Esta é uma dica curta, mas importante!

5.3.1.  Explicação da função super();

Existem alguns truques que podem ser muito úteis em qualquer linguagem OOP, no caso anterior estávamos a usar variáveis e dados da class estendida (fullDef), mas com esta extensão podemos obter ainda mais funcionalidades, como repararam em certos casos foi usado o método super() que na realidade em cima nada faz, e até pode confundir, mas que é importante e muito util em alguns casos principalmente em hierarquias de dados, por isso o deixei presente no exemplo.

O super faz referencia à class que foi estendida, classe “Pai”, pode de entre muitas utilidades ser usado para chamar a função principal da class estendida, no caso em cima chama a função fullDef() da class fullDef… mas pode ser usado para chamar outras funções, ou atribuir valores dentro dessa class como no caso em cima: super.painelInfo() e em casos mais úteis passar dados entre a class e a class estendida, vejam o exemplo:
[coolcode lang=”actionscript”] package  exemplo
{
class turma
{
public function turma(nome:String)
{
trace(nome);
}
}
}
[/coolcode] e uma class estendida…:
[coolcode lang=”actionscript”] package  exemplo
{
class aluno extends turma
{
public function aluno(nome:String, nometurma:String)
{
super(nometurma);
trace(nome);
}
}
}
[/coolcode] Neste caso o super(nometurma) vai passar o nome da turma para a class estendida, e executa-la, ou seja, se fizermos:
[coolcode lang=”actionscript”] var  alunoInfo:aluno = new aluno(“paulo”,”5 ano – D”);
[/coolcode] vamos obter 2 trace’s no painel de debug :

paulo
5 ano – D

Neste momento podem não estar a ver grande utilidade neste tipo de operações faladas anteriormente, como o interface, implements, override mas em projectos derivados das vossas classes, projectos de grupo, criação de componentes pessoais e muitas outras coisas este tipo de operações passam a ser indispensáveis.

Como viram é possível criar definições, usa-la, implementa-las, estende-las e até modifica-las (override), e muito por causa destas operações é que o Action Script 3 é considerado uma verdadeira jóia dos programadores, principalmente orientados ao open-source.

No próximo post vou explicar como criar este painel personalizado incluindo todo o código e comentando o mesmo… por isso aguardem..

Bom, esta foi a dica de hoje.

Abraço.


Leave a Comment

Post