#Silverlight? Estou um pouco desapontado…

#Silverlight? Estou um pouco desapontado…

silverlightSou um amante do flex, é verdade… Mas no entanto tenho estado bem atento à evolução do Silverlight, (Gosto bastante dos ambiente de desenvolvimento como o Expression Blend) e é bem verdade que ele está a evoluir até porque ainda à pouco tempo foi lançada a versão 3 e foi esta semana divulgada a nova versão 4. Isto demonstra uma grande preocupação em melhorar o seu produto e tornar cada vez mais forte a sustentabilidade e estabilidade do seu produto, principalmente com o objetivo de poder concorrer com o Adobe Flex.

Acho isto muito agradavel porque demonstra que todos terão que estar atentos ao mercado e quem irá lucrar com isto são os desenvolvedores… mas bom, como em todas as betas existem problemas, bom… não sei se é só comigo, mas vou relatar um problema que me aconteceu também com o silverlight 3 e que me deixa doido principalmente por falta de explicações.

Vou demonstrar uma desilusão com o silverlight, enfim, não com o silverlight em si, mas com as betas e devido suporte da runtime/plugin web que foram lançadas, tanto a 3 como a 4. Assim que entro por exemplo num post da RedeRia que, e muito bem, fala sobre uma das novas possibilidades do silverlight, a captura de imagens da webcam, nesta mesma pagina é-me pedido para instalar a ultima versão do silverlight (4), Ora… clico que sim, sou enviado para uma pagina da microsoft onde me aparece a mensagem:

The version of Silverlight installed is:
Silverlight 3 (3.0.40818.0)

You are ready to use Microsoft Silverlight

Mas então? Estou pronto pra usar o silverlight e nao consigo?? Parece que esta pagina no foi atualizada para disponibilizar a versão 4 da plugin, ainda que seja apenas uma beta…  Mesmo quando…. no link é indicado claramente a versão a ser instalada: http://www.microsoft.com/silverlight/get-started/install/default.aspx?v=4.0.41108.0#. Isto é um dos problemas quando acedo com um browser suportado (Firefox 3.5). Eis que tento então aceder com um novo browser, esta feita com o meu amigo Google Chrome, e desta feita mais novidades:

This Web browser or operating system may not be compatible with Silverlight. Please review the system requirements and, if you wish to proceed, choose the link for your operating system.

Mas logo em baixo dá-me o link de download para a plataforma windows e ao fazer o download e executar o aplicativo recebo um erro:

Installation failed.

Sou entao proposto a ver uma pagina sobre o erro, onde me informam:

The version of Microsoft Silverlight you attempted to install is already installed.

Mas então? Mais uma vez parece que a versão que me é proposta a instalar é a versão 3.0.

Ja tive o mesmo problema com a versão 3, pelo que entendi é apenas seria possivel correr a versão 4 se instalar toda a plataforma de desenvolvimento, como o blend, net e runtime… O curioso é que a microsoft deveria preocupar-se sériamente com estes pequenos detalhes, que me adianta querer ver as novidades por blogs da comunidade silverlight, se simplesmente tenho erros irritantes destes??

Estranho nao? Mas bom, depois de muito procurar, posso afirmar que há uma solução, o que torna tudo ainda mais estranho… enfim, existe uma versão para download (Developer) que pode ser feito diretamente aqui ou atravez da pagina de suporte da comunidade silverlight disponivel aqui. E com esta versão já tudo funciona…. Agora, o porque de a microsoft não propor esta versão para download?? Sei que ainda é uma beta, mas pelo menos um pequeno link na pagina de destino que me é proposta quando nao tenho o plugin… mas bom, talvez um pouco mais de atenção microsoft!!

Alguem com este problema também??

Abraço.


5 comments

add yours
  • Kelps November 19, 2009

    Mário,

    Concordo com você que essa experiência de instalação de versões beta do runtime não é boa. Dito isso, vou bancar o advogado do diabo agora: Essa versão beta, assim como a versão beta do Silverlight 3 são previews para desenvolvedores apenas e sem licença go-live, ou seja, não devem ser utilizadas para criação de aplicações para o usuário final.

    Essa experiência de instalação foi criada para o usuário final que, como é de se esperar, não deveria ter o Silverlight 4 instalado. Eu acho que a página em questão deveria saber qual versão estou querendo instalar (recebendo como parâmetro) e, caso seja versão beta, avisar ao usuário que a versão é beta e focada para desenvolvedores e que podem haver problemas, mas essa é apenas minha opinião (que eu já compartilhei com a Microsoft em outra ocasião, pois sou um blend-insider).

    Porém, ao contrário do que você disse, existe sim um meio de instalar apenas o runtime do Silverlight 4 sem as ferramentas de desenvolvimento. Na página http://silverlight.net/getstarted/silverlight-4-beta/ há uma sessão chamada “Get the Tools” com todos os links referentes ao Silverlight 4. Procure por “Windows Runtime” ou “Mac Runtime”. Vale lembrar que esse runtime tem como target desenvolvedores e por conta disso é maior do que o runtime de usuário final pois contém alterações para possibilitar debug (mas não inclui nada referente ao SDK).

    Não se desaponte com o Silverlight por algo tão pequeno. É uma ferramenta fantástica com um potencial incrível e que não para de crescer.

    Atenciosamente,
    Kelps Leite de Sousa

  • Mário Santos November 19, 2009

    OI Kelps, sim… eu por final descobri que havia uma solução, até no post no final eu falei disso…, no entanto como voce disse, poderia haver uma indicação na pagina para onde o utilizador é enviado não é?

    O proprio site recebe como parametro, como falei em cima: http://www.microsoft.com/silverlight/get-started/install/default.aspx?v=4.0.41108.0# Onde se vê claramente a versão que é pedida para instalar… bastava apenas apresentar uma mensagem: “The requested version of the silverlight plugin is beta and for developers only, if you wish to continue just download it here”

    :)

    Falei no desiludido porque já quando isso aconteceu com a versão 3 eu proprio tomei a iniciativa de enviar um email explicando essa situação para a microsoft o qual nem sequer mereceu uma resposta, e agora volta a acontecer de novo…

    Como falei no post:
    “Vou demonstrar uma desilusão com o silverlight, enfim, não com o silverlight em si, mas com as betas e devido suporte da runtime/plugin web que foram lançadas, tanto a 3 como a 4.”

    Não estou desiludido com o silverlight, apenas com este aspecto que podia facilmente ser corrigido….

    Abraço.

  • Marko November 19, 2009

    Eu já tive problemas com o Silverlight do género, ter o plugin instalado e o browser dizer me sempre para instalar.
    Foi logo umas das más impressões que fiquei do SL e que me fez acreditar que o Flex estava mais maduro.

  • Mario Junior November 19, 2009

    É xará… acho q o SL nao odeia só a mim, mas odeia os “Marios” =D… postei algo parecido qnd houve o lançamento do 3, e agora realmente temos o MESMO problema com o lançamento do 4. A propósito, acho q essa coisa de ter tantos lançamentos de versões me parece mais marketing do que preocupação real com o produto, típico de Microsoft, algo tipo “olha, já estamos na versao 4 enquanto o Fx ainda é 3″ … Em vez de lancar o produto a cada 3 ou 4 meses com pqnas modificacoes, pq nao aguardam um tempo maior e lancem o produto realmente com muitas novas funcionalidades ?!?!

    Enfim, o produto é bonzinho, só acho q esses pqnos “probleminhas” atrapalham em muito a nossa experiencia.

    Abraços.

  • nuno costa November 19, 2009

    a versão sl4 beta não permite go-live, pelo que assim o redirect para instalação do plug-in não aponta para o exe onde tens o sl4. como só exite sl4 beta versão “developer” tens de o instalar separadamente.
    http://www.silverlight.net/getstarted/silverlight-4-beta/

Leave a Comment

Post