Sistema de Geo-localização de Veiculos

Sistema de Geo-localização de Veiculos

PlotmapBom, depois de alguns tempos de ausência começo a ter um pouco mais de tempo livre…

Hoje venho falar de um dos projetos recentes que foi oficialmente terminado o qual fui o responsável pela programação e desenvolvimento de todo o projeto em Adobe Flex 3 + Air.

O projeto trata-se de um sistema de geo-monitoramento de frotas de veiculos, que têm como principal objetivo apresentar ao utilizador / proprietário da empresa onde se encontram os seus veiculos e apresentar os mais diversos pontos sobre a viatura como temperaturas, rotação do motor, aceleração/travagem bruscas, paragems, etc…

O sistema é “Simples”,  foi desenvolvido um módulo eletrónico que foi instalado em cada um dos veiculos que conta com alguns sensores a ele ligados (Sensores de controlo de velocidade, rotação, travoes, pressao do oleo, acelerador, etc…) e que é o principal responsável pela colheita desses dados. Este módulo emite constantemente estes dados juntamente com a sua posição geográfica para um servidor por via de GPRS para que esse servidor se encarregue de analisar e inseri-los numa base de dados.

A partir daqui é que o plotmap entra em jogo, recolhe esses dados da base de dados com recurso ao php e apresenta-os ao utilizador de uma forma visualmente agradavel. Toda a geo-localização foi  feita com recurso à API do google maps para AS3 (flash / flex / air ). Como esta API é uma das mais completas que existem, o trabalho acabou por ser facilitado.

O sistema foi desenvolvido em duas versões bem semelhantes, uma versão WEB que apesar de já ser o produto final ainda se encontra em fase de testes, e uma versão desktop distribuida e executada via Adobe Air. Qualquer uma destas versões pode facilmente ser executada nos mais diferentes browsers (web) e sistemas operativos (web+air). Permitindo multi-utilizadores, pode ser usado em varias instancias para os mais diversos fins.

Bom, este foi um dos projetos que acabei por ter disponibilidade de fazer alguns videos sobre o layout e produto final, e eis que aqui os deixo:

- Layout, do mockup ao flex – veja o video

- Constraint Layout – veja o video

- Versao Adobe Air (beta) – veja o video *

- Versão final Web – veja o video. *

Bom, se tiverem alguma critica, ou sugestão fiquem à vontade!

Abraço.

* Devido à proteção de dados, as duas previsualizações do produto final (videos) quer web e desktop foram retiradas porque apresentavam dados reais dos veiculos e rotas. Em breve tentarei disponibilizar uma pevisualização sem estes detalhes…

20 comments

add yours
  • Rui Felgueiras November 12, 2009

    Boa tarde.

    Só uma pequena curiosidade… como é que os dados são enviados via GPRS?
    É algum tipo de hardware específico? Através dos operadores de telemóveis?

    Obrigado. Cumprimentos.

    Envie a resposta via email.

  • Marco Rodrigues November 12, 2009

    Está brutalissimo! Pena estar em Flex :-) hehe..

  • Mário Santos November 12, 2009

    Rui, não tenho mais detalhes sobre isso, mas estou na ideia que seja via redes de telemovel via modem,+ penso que seja isso.

    Abraço.

  • Leonardo Aleixo November 12, 2009

    Como sempre trabalhando com grandes idéias

  • Davi November 12, 2009

    Meu Caro, ficou show de bola. muito bom, layout agradavel.
    Duvida: Qual efeitos foi utilizados para as transicoes entre as telas, e como voce esta pegando os dados do banco? webservice?

  • Filipe Duarte November 12, 2009

    xiii … bem fixe Mário… ta mesmo espetacular… também gostaria de saber como envia dados do caminhão para a base de dados….

    abraço Filipe

  • Jean November 13, 2009

    Olá, ficou muito bom mesmo.
    Eu moro em Curitiba e com certeza quem mora aqui e viu seu trabalho identificou como sendo de controle das linhas dos ônibus. Já tinha ouvido falar que seria feito um monitoramento dos veículos… este projeto já está operando?
    Abraços e parabéns pelo blog!

  • Richard Leh November 14, 2009

    Nossa… muito boa a idéia e o desenvolvimento do sistema…

    …parabéns pelo blog!

    Abraços

  • Mário Santos November 15, 2009

    Davi,
    Os dados sao recebidos via AMF / Remote Object, quanto aos efeitos foi inspirado no “rotating cube stack”, um componente que facilmente encontra pela internet.

    Filipe, Os dados sao enviados via rede GPRS dos telemoveis/celulares.

    Jean, sim é verdade que são algumas das linhas de onibus onde ja foi instalado o sistema, sim, este sistema está ja implantado em alguns onibus e está em fase final de testes…

    Richard Leh,
    Valeu!

    Abraço a todos.

  • Roberto Carlos January 5, 2010

    Belo trabalho Mário! parabéns pelo projeto. Moro em Curitiba e conheço o pessoal da empresa que desenvolveu todo sistema, criou o protocolo de comunicação e fabricou o hardware, os caras são feras em eletrônica. O nome da empresa é Bittel Equipamentos Eletrônicos.(www.bittel.com.br). Eles Fizeram algumas parcerias para desenvolvimento do software de visualização. Aqui no Brasil várias empresa compram o hardware deles e cada uma usa seu software para visualização.

  • Mário Santos January 5, 2010

    Oi Roberto,
    Não tinha conhecimento da empresa que tinha desenvolvido o hardware, mas então fica a dica! Valeu! O hardware parece estar muito maduro e sem grandes problemas na hora de armazenar os dados como se pode ver pelo exemplo de utilização real :)

    Abraço.

  • Antonio January 15, 2010

    Dá para entrar no site?
    qual a password?

    Obrigadex

  • Mário Santos January 17, 2010

    Antonio,
    Nao, neste momento nao é possivel entrar no site pois ja é um servidor com dados reais.

    cumps

  • Miguel January 20, 2010

    Mário, gostaria de falar consigo através de email, como posso obter o seu email?
    Cumprimentos

  • sergio February 4, 2010

    Ola Mario

    Eu não tenho conhecimentos sobre o FLEX; mas está a suscitar aqui umas duvidas em relação ao programa que desenvolveram, para gerir as frotas; é o seguinte: Esse programa corre no browser? O programas desenvolvidos em FLEX são para correr no browser? ou pode correr numa maquina — (virtual machine)

  • Mário Santos February 4, 2010

    Sergio, As aplicações desenvolvidas em Flex são baseadas na plataforma Flash e distribuidas via web, ou podem correr numa maquina em ambiente local com a ajuda do Adobe AIR.

    Ficou mais facil de entender?

    Abraço.

  • sergio February 4, 2010

    Esta ATI foi desenvolvida para correr na maquina ou na web?

  • vitoria February 24, 2010

    MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO LEGALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL MEU DA HORA

  • kleber costa June 11, 2011

    Mario

    Excelente trabalho.
    Parabéns pelo caráter inovador em reunir tecnologias existente para aplicá-las no mundo real.

    Nada adianta a pessoa saber um montão de siglas/tecnologia e não ter a capacidade de transformá-la em algo real e que seja aplicável.

    Abs

    Kleber

  • Mário Santos June 13, 2011

    Opa Kleber,

    Obrigado pelo comentário,

    Abraço.

Leave a Comment

Post