loadimage.org | alojamento de imagens

loadimage.org | alojamento de imagens

Bem desta feita apresentar o meu mais recente trabalho, depois de algum tempo de discussão de ideias, eis que o serviço se encontra finalmente operacional.

 

 

O serviço loadimage.org é um serviço gratuito de alojamento de imagens. Estando disponivel para todo o publico em geral e que permite com uma simplicidade absoluta enviar as suas fotos para o servidor e a partir daí disponibiliza-las em 4 tamanhos diferentes bem como no tamanho original. Pode ainda definir a sua imagem como privada e ela não será exposta para mais ninguém, apenas você saberá do seu link para aceder a ela. 


O loadimage.org baseia-se na simplicidade e não tende para já em competir com grandes serviços de alojamento de imagens, pretende sim ser um alternativa limpa, pratica e eficaz! Para que este projecto se torne viavel é necessária a vossa ajuda na divulgação do mesmo, só assim terá a visibilidade e o impacto suficiente para poder ser fiavel e por isso contamos com a vossa ajuda. Divulgue-nos! 


O sistema foi feito no meu amado Adobe Flex, com recurso a um backend em php, sendo que o maior trabalho que tive nem foi com o flex, mas sim com o php. Foi feito desde o simples upload handler, que recebe os uploads do flex, insere uma referencia na base de dados e processa a imagem. O sistema recorre actualmente ao PHP GD, e embora esteja a correr sem bugs, a sua limitação de imagens é enorme. Mas actualmente encontro-me a transpor o serviço para a utilização de uma outra plataforma de conversão de imagens que no final desta mesma transição poderão alojar cerca de 100 tipos de imagens, mas sem duvida o mais importante é a possibilidade de enviar arquivos PDF/PSD/AI/EPS/SVG e estes serem convertidos em imagens (o mesmo se aplica à grande parte das imagens impossiveis de serem lidas no browser), sendo que será possivel, por exemplo, converter um pdf para imagens, o que trará enumeras aplicações, principalmente na leitura de pdf’s online. Tenho em mente desenvolver um API para que o serviço possa ser utilizado sem recurso ao site, apenas por pedidos HTTP, sendo que desta forma se tornará possivel ter as suas aplicações com a possibilidade de ler/exportar qualquer um destes tipos de imagens. (um exemplo aplicado ao as3, possibilita a apresentação de um pdf dentro do flash/flex com recurso a esta API)…mas isto é mais à frente. 

Foi também feito um sistema de cache, cada imagem apenas é gerada quando necessário, e se a imagem (já gerada) não tiver sido alterada não será regenerada, o que nos permite um ganho de tempo, fiabilidade e espaço em servidor muito grande.

Futuramente será também feita uma versão light, que não usará flash, mas apenas simples HTML para que a sua utilização ainda seja mais rápida. Actualmente o serviço pode demorar a carregar na primeira utilização, mas isso é ultrapassado nos próximos acessos à pagina.

Agora só nos resta esperar e ver como o projecto evoluirá, e desde já peço as vossas opiniões e ajuda na divulgação. 

Segue o link: http://loadimage.org

Edit: Versão HTML Light: http://light.loadimage.org

Abraço.

Mário Santos.


13 comments

add yours
  • Ved March 16, 2009

    Parabens Mario!! Mais uma conquista!

  • Janderson March 16, 2009

    Mais uma vez parabéns Mário, show!!!

  • João Silas March 16, 2009

    Uma vez que se trata de um serviço nacional irei fazer um artigo sobre ele no Tech4pc.net.

    Mas acho que falta qualquer coisa ao serviço, talvez upload por url…

  • Marcos Neves March 16, 2009

    Eu tentei enviar uma sugestão aqui nos comentários, mas foi reconhecido erroniamente como SPAM. Por favor, entre em contato para conversarmos.

  • Mário Santos March 17, 2009

    Ved, Janderson :)!

    João, obrigado pela referencia no tech4pc.net. O upload por url como?

    Marcos, respondi ao seu email! Valeu!

  • João Silas March 17, 2009

    Por exemplo… Se houver uma imagem num site qualquer e eu queira colocar em outro host para não roubar a largura de banda desse mesmo site para facilitar o upload e em vez de estarmos a fazer download da imagem e depois upload… para evitar ter de sacar a imagem.

    por exemplo no imageshack.us funciona muito bem com isso.

  • cyberfifa March 19, 2009

    ÉS O MAIOR..TA *****

  • Daniel Palmério March 23, 2009

    Mário, parabéns!
    O sistema é realmente direto e fácil. No entanto, penso que poderia ser mais amigável, com um layout mais conquistador. Em relação a função de link de URL citada pelo João, realmente seria uma boa.

  • Ricardo March 26, 2009

    MUITO BOM !!!

  • cyberfifa March 29, 2009

    Inserir o cartaz da feira medieval da minha terra, mas não fica bem… fica muito comprido… abraço filipe

  • Mário Santos April 1, 2009

    Vou tratar desses erros assim que tenha tempo :)

  • Marco Rodrigues July 21, 2009

    Parabéns! É pena é não funcionar com o gnash aqui no meu Ubuntu. Flesh :-(

Leave a Comment

Post