Silverlight, 1 ano depois, será um falhanço??

Silverlight, 1 ano depois, será um falhanço??

Li um artigo bem interessante no http://visualrinse.com em que no post explica porquê que o silverlight será um falhanço. Embora eu até tenha ficado bem impressionado com o silverlight, tenho que admitir que realmente o silverlight não se está a ver tanto como isso na net….e ainda são poucos os desenvolvedores.

Este artigo fala de alguns pontos bem interessantes que vou passar a comentar/traduzir/enumerar:

 

Sem IDE:

No momento, ainda só existe uma maneira de compilar conteúdo Silverlight: Windows. Se comparar-mos com o seu mais recente competidor, o Flex, pode ser compilado em qualquer plataforma.

Sem Plugin no Linux:

Mais uma vez, a microsoft está a fazer-se de "grande", e discriminando literalmente os utilizadores linux, que ainda não dispõem de um plugin para linux. Tirando esta não proprietária e que ainda não suporta mp3 ou video.

Penetração no mercado:

Actualmente nem sequer existem dados, e os que existem são muito dúbios, sobre a penetração do plugin no "mercado".

Crescimento do mercado de conteúdos para telemóvel/PDA’s:

Eu, tal como o autor, ainda não estou muito familiarizado com o desenvolvimento para dispositivos portáteis/pda’s. Parece que a Microsoft anunciou o silverlight mobile, mas um ano depois ainda nada se sabe….

Maturidade:

Como é uma tecnologia nova, ainda pouco madura, logo poucos desenvolvedores e poucos adeptos, ainda por cima é código fechado e pouco suporte por parte da comunidade de programadores.

Concorrência:

CS3, apenas 3 letras que marcam toda a diferença, a Microsoft ainda não possui qualquer concorrente à altura, nem parece estar a pensar nisso. O seu principal concorrente é a Adobe, sem duvida alguma que o anuncio do Silverlight veio abanar a maneira de pensar da adobe, que lança releases atrás de releases e que acabam por abafar um pouco a Divulgação do Silverlight, será esse o objectivo?

 

Vamos esperar, porque esta concorrência será sempre saudável, e esperar que a Microsoft muda a sua politica, mas ainda não vejo bons mares para o lado do silverlight, ainda mais agora com o novo anuncio do Flash Player 10 e as suas estrondosas características.

Algum programador microsoft silverlight por estes lados?

Alguns sites de suporte?

Venham essas respostas.

Abraço.


5 comments

add yours
  • Ved May 31, 2008

    Mario, gostaria de deixar aqui registrado também o outro lado da moeda.

    Recentemente num bate-papo com desenvolvedores Flex, do qual participava Igor Gosta (www.igorcosta.com), um desenvolvedor pioneiro aqui do Brasil e parceiro da Adobe, ficou bem clara a insatisfação da comunidade de desenvolvedores Flex quanto à falta de ações de marketing da Adobe para alavancar a plataforma Flex entre as empresas.

    Todos sabemos que a MS é mestre em marketing, que vendo suas soluções como “a nova roda” e “a evolução do fogo”. Mesmo que nós, desenvolvedores bem informados, saibamos a maravilha que é o Flex, as empresas não sabem. Para elas tanto faz, contando que funcione e a MS vive fazendo seminários para empresas para apresentar suas novidades. Possui um time de desenvolvedores agressivos, que literalmente grudam na empresa até que ela compre algo.

    Quando eu estava trabalhando na Vivo, ouvi um boato de que a Adobe Brasil estava demorando mais de 20 dias para liberar licenças de uso do Flex Builder. Isso para versões compradas, não a educacional! Ouvi de fontes fidedignas que essa informação tinha 90% de verdade e isso me deixou preocupado, pois a emissão de uma licença de uso é algo para ser feito online, após a comprovação do pagamento.

    Toda essa história me deixou preocupado, pois para eu vender meu produto, ou seja, meu know-how em Flex, é preciso que as empresas conheçam a tecnologia e que saibam o quão revolucionária ela é, coisa que a MS faz muito bem, mesmo sem ter a tal tecnologia.

    Um grande abraço,

    Ved

  • Ved May 31, 2008

    ERRATA:

    Em “Possui um time de desenvolvedores agressivos, que literalmente grudam na empresa até que ela compre algo” leia-se “vendedores” e não “desenvolvedores”

  • Igor Cemim June 1, 2008

    Gostei muito de seu blog.

    Esse foi pros favoritos :)

    Abraços, Igor Cemim

  • Mário Santos June 1, 2008

    Aí está um lado da moeda que não tinha tomado consciençia, embora a Adobe já tenha começado a fazer bastantes seminários, muitos deles dirigidos a empresas, aprece que a estratégoa da microsoft possa ser melhor (embora a desconheça e relação ao silvelight)… mas é um bom ponto de vista…mas mesmo assim penso que a evolução do silverlight será mais lenta…vamos ver :)

    Abraço!

  • Mário Santos June 3, 2008

    Obrigado Igor!

    Um abraço!

Leave a Comment

Post