Backend sistema imobiliário. Gestão de imóveis.

Backend sistema imobiliário. Gestão de imóveis.

 

immo

Bom, neste momento estou terminando de fazer um backend para uma imobiliária… ou seja, para administrar os imoveis, adicionar, remover, etc…

Ainda não sei se vou poder divulgar o código fonte (será versão comercial se a aceitação for boa), provavelmente não o poderei fazer, mas se alguém estiver interessado em saber como se faz determinada coisa basta perguntar que eu vou revelando alguns detalhes do código.

Como ando doido com o flex, decidi recorrer ao flex+php+mysql (via amfphp) para fazer este backend, tendo-o preparado poder ser configurado com a língua que se desejar, bastando para isso a tradução de um ficheiro de línguas. A versão que disponibilizo ainda contem alguns pequenos erros, e detalhes a corrigir, mas como o seu núcleo já está terminado podem ir vendo e dando sugestões e/ou comentários.

Esta versão, como é a versão de testes, foram restritas algumas funções.

Impossível:

-Modificar ou apagar o imóvel com ID=12, fica para demonstrar.
-Inserir mais de 10 Imóveis ao mesmo tempo…para inserir mais basta apagar alguns.
-Usar o sistema de envio de fotos. (dará erro).

Caso façam logout da aplicação: user: admin e pass = demo

Existem alguns detalhes ainda a acertar e alguns mas poucos (espero) bugs  como a ausência do texto de ajuda em frances (está em EN) ou um pequeno problema nas estatísticas, na reformulação do gráfico e na colecta dos dados dos visitantes.

Como o sistema original é em francês, ainda não tive tempo para alterar o output todo o server (php) para PT e EN, por isso ao efectuarem algumas operações na base de dados com certeza terão avisos em Francês

Falta ainda implementar/melhorar:

-Gestão correcta e verificação dos dados a inserir.

-Handling correcto dos erros do RO.

-Uma correcção na chamada dos remote objects

-Pequeno bug no sistema de fotos.

-Modularização da listagem,  painel de insersão/modificação e configuração.

-Sistema de interpretação do output da configuração da mailing list bem como o melhoramento e alteração do layout.

-Alteração do layout do  módulo de configuração.

-Edição das imagens enviadas para criação de miniatura para apresentar no flex.

-E mais alguns que irão aparecer com a vossa ajuda. :)

-Tamanho do ecrã, neste momento mais ou menos com 1200*800, ver se consigo reduzir para 800*600

Dêem uma vista de olhos:

www.msdevstudio.com/immo/backend/

Aguardo comentários, criticas e sugestões.


19 comments

add yours
  • Márcio March 6, 2008

    Estou começando a desenvolver algumas aplicações piloto em Flex. Se vc pudesse disponiblizar os fontes, com certeza iria ajudar muito. Caso não, a gente entende. Afinal, temos que viver de algo não?

    Alguma dúvidas e sugestões sobre a aplicação:
    – Em alguns momentos ela está em francês. É isto mesmo?
    – Quando pedi detalhes do imóvel, deu este erro: RangeError: Index ‘0’ specified is out of bounds.
    – Ao editar está dando o mesmo problema.
    – Eu faria a tela de visualização e de edição separadas. Talvez dê um trabalhinho a mais mas a tela de visualização ficaria mais “limpa”.

    Bom, eu gostei muito da aparência. Ainda tenho que melhorar neste quesito, hehehehe.
    Boa sorte com o programa.

    Inté.

  • Mário Santos March 7, 2008

    Oi Márcio.

    Neste caso especifico não posso disponibilizar as fontes porque é um projecto que está a ser feito para fins comerciais…

    Mas se tiver alguma duvida pergunte :)

    Qaunto ao françês e mesmo assim, já que o projecto final deve ser en françês, só depois me lembrei de colocar mais linguas e não alterei o output do php. Já estou a tratar disso.

    Quanto ao erro é um problema de falta de validação dos campos ao serem introduzidos nas listas, e houve pessoal que colocou entradas em nulo, e por isso o erro. (Ainda não fiz a validação porque supostamente esta é uma parte de administração e o administrador sabe o que está a fazer) Mas essa validação vai ser feita também.

    Quanto às telas separadas, já pensei fazer isso e acho que vou seguir o seu conselho :)

    abraço.

  • Márcio March 7, 2008

    Boa noite, Mário.

    Ainda sou iniciante com o Flex. Na parte servidora (com o Java) está tudo ok. Mas como venho de desenvolvimento Desktop, ainda sinto algumas dificuldades neste novo paradigma. Talvez você consiga tirar algumas de minhas dúvidas, que são:

    – Qual a melhor maneira de modularizar uma aplicação? Já vi muita gente falando que o garbage collector do Flex não é tão bom e não libera a memória. Pretendo fazer uma aplicação que abre várias telas ao mesmo tempo e o ciclo de abertura/fechamento será intenso. Qual a melhor estrutura para este caso?

    – Vi que o flex gera swfs para cada módulo. Como impedir que um usuário acesse o swf diretamente pela url?

    – Como fazer aquela primeira tela “modal” para login? Gostei dela, hehehe.

    Obrigado pela atenção.
    Ps: Assim que tiver uma aplicação mais madura, te mando para dar uma olha.

    Inté.

  • Márcio March 7, 2008

    Só um outro detalhe: não ligue muito para o Português “Brasileiro”. Um amigo meu português acha nossas gírias e modo de falar um tanto engraçados. Mas a via inversa também é verdadeira, hehehe.

  • Mário Santos March 8, 2008

    Boas.

    Bom, quanto aos módulos do flex, se as suas telas forem reaproveitadas (usadas para mais que uma vez) e se foram bastantes, o ideal é pensar se ao carregar externamente muitas dessas telas a aplicação não ficará um pouco lenta… mas bom, isso é com voce, dependendo da aplicação. Se as teas forem facilmente alteradas e não contiverem muitos dados, acho que não tem necessidade de usar modulos, mas se por outro lado pretende juntar muitos dados a essas telas, como modulos será o mais correcto.

    Quanto ao acederem aos modulos, não se preocupe, os modulos não correrm fora da sua aplicação, quero dizer, correm, mas não apresentam dados nenhums, e se voce ao criar esse modulo disser a ele que é para otimizar para a aplicação princiapal, não tem com que se preocupar :)

    Quanto à tela do login, é simples, coloquei um painel, com as mesmas cores no background e bord, com o icon e depois apliquei nele os efeitos mx:Move com a função de animação (easingFunction=) mx.core.effects.Elastic. Fazendo com que ele se mova to topo até ao meio do ecrã com a função elastic. :)

    Quanto ao Portugues “Brasileiro”, isso não tem mal nenhum… até porque não é por isso que a gente não se entende, né? :)

    Abraço.

  • José Carlos Fonseca March 31, 2008

    Olá Mário,

    Eu sou o José, sou de Portugal e estou a começar no flex com PHP. Acho este seu trabalho muito bom. Tem um interface atractivo. Já sei que não podes fornecer o código, mas daria muito jeito vêr algum pois estou a fazer um projecto para a faculdade e este ajudaria imenso.

    Continua com o bom trabalho!!

    Um abraço.

    Obrigado.

    José Carlos Fonseca
    FAFE – Portugal

  • Marizete Neuhaus March 31, 2008

    Boa tarde Mário,
    olha, esse seu sistema inmobiliario é bom demais, e nem falar do “estatistica” dele. Se eu te falar que estou tentando fazer algo parecido e estou apanhando como “a lei manda” hihihihih, vc acreditaria? gostaria muito mesmo que vc me dê algumas dicas de como fazer o estatistica, tentei usar o Google Analytics, mas ai não consigo jogar os valores no site, e eu precisaria bem assim como é o seu, onde os visitantes podem ver os dados de acesso… por favor, me conte como vc obtem esses dados tão preciosos!!!. Parabéns
    Marizete Neuhaus
    Desde Santa Helena – PR – Brasil

  • Mário Santos April 1, 2008

    José Carlos.
    Obrigado pela visita e que volte sempre :)

    Quanto ao código, na realidade não o posso divulgar, até porque é enorme e vai ser uma aplicação comercial, mas como disse no post, basta perguntar sobre determinado painel/efeito/area que eu tentarei explicar ou até mesmo colocar parte do código. Qual era a(s) parte(s) que mais interesse tens em saber?

    Abraço.

  • Mário Santos April 1, 2008

    Marizete

    Obrigado pelo comentário.

    Quanto ao sistema de estatisticas, eu também inicialmente pensei em utilizar o google analytics, mas tinha um mal, como será um site de uma imobiliária, terá muitas visitas e o google analytics começa a ser pago a partir de determinadas visitas. O que acabei por fazer foi pegar num sistema de estatisticas open source (Pode ver a funcionar em: http://members.lycos.nl/promajo/statsindexer.php e fazer o download em http://members.lycos.nl/promajo/dl/StatsIndexerJDL.rar ). Este sistema em si guarda todos os dados dos visitantes automaticamente numa base de dados sql e os seus resultados são apresentados em HTML com recurso a funções php.

    O que acabei por fazer, foi livrar-me do código e criar um serviço no amfphp para lidar com os dados da base de dados das estatisticas.

    Como o Stats Index é open source, acho que posso contribuir e distribuir o serviço para amfphp. Mais logo passe aí que já devo ter um post novo com o que voce precisa :)

    Abraço.

  • […] Recentes Backend sistema imobiliário. Gestão de imóveis. (9)Adobe e-seminars – Seminário Online (3)Adobe Flex a partir do […]

  • Marizete Neuhaus April 1, 2008

    Muito grata pela sua atenção Mário, valeu mesmo, uma mão na roda…
    Abraços

  • Mário Santos April 1, 2008

    http://msdevstudio.com/blog/2008/04/01/adobe-flex-sistema-de-estatisticas-de-visitantes/

    Aí está :)

    com o service stats.php para a lidar com os dados do Stats Indexer :)

  • José Carlos Fonseca April 1, 2008

    Olá Mário,

    Desde já muito obrigado pela prontidão na tua resposta.

    Eu compreendo que não possas divulgar o código, mas as questões são tantas que nem sei por onde começar.
    Vou enumerar algumas tentanto não abusar da tua boa vontade.

    1.Na primeira página surge uma imagem “loading” com efeito como fazes?
    2.Pagina de login: efeito de erro, “cheking login” e a barra azul
    3.Pagina principal: efeito nos botoes no lado esquerdo
    4.Novo: como adicionas uma foto na BD

    Agora fora da tua aplicação, eu tenho uma tabela com varios itens e quero que apareçam numa pagina cada um como botão, é possível?? E no caso de essa pagina ter um numero predefinido de botões como fazer paginação?

    Já chega não??? Desculpa mas sou novo no flex. Espero que compreendas.

    Fico à espera da tua ajuda naquilo que poderes.

    Abraço.

    Obrigado.

    José Carlos Fonseca
    FAFE – Portugal

  • Mário Santos April 2, 2008

    José Carlos, Criei um novo post com as tuas duvidas e algum código, assim pode ajudar mais gente.

    http://msdevstudio.com/blog/2008/04/02/flex-sistema-imobilirio-detalhes-do-cdigo/

    Abraço.

  • Villas May 13, 2008

    Mário os botões do menu da esquerda não aparecem só um pequeno pedaço. Aqui eu uso Firefox 2 em 1024 de resolução.

    Está ficando bem bacana.

    Abraço

  • Mário Santos May 13, 2008

    sim, eu sei disso, neste momento está com 1024*960 +-, e por isso está assim… esta semana já vou trabalhar nisso e finaliza-lo… talvez vá alterar alguns promenores no layout… depois mostro como ficou.

    Abraço e obrigado pela nota! :)

  • Pedro Rodrigues August 16, 2008

    Olá Mário
    Este sistema está à venda ?
    Manda valor para o meu mail s.f.f.

  • Pedro Rodrigues November 1, 2008

    Bom dia,
    Este sistema está à venda ?
    Queria mesmo uma solução chave na mão.. de preferência com possibilidade de alterar o layout do frontend ao meu gosto.

  • Daniel Alexandre November 17, 2009

    Boas, é o seguinte Mario. Tenho um trabalho para a faculdade sobre Sistemas Imobiliários, e gostava de ter umas luzes, sobre as tabelas do modelo de dados usadas. E quais os relacionamentos. Caso pudesses me enviar o máximo de dados possível sobre esse sistema, ficaria-te eternamente grato.

    Cumprimentos. Leinad4Mind@gmail.com

Leave a Comment

Post