Google Analytics & Analytics Reporting Suite

Google Analytics & Analytics Reporting Suite

Bem, já deve ser do conhecimento geral que existe uma ferramenta que consegue recolher as mais variadas informações sobre os visitantes do site, mas vou falar especificamente da do google, o google analythics, basta fazer um registo (gratuito) no google analytics (pode-se entrar com a conta normal do google/gmail/orkut) e inscrever o vosso site, de seguida colocar o pequeno script que vos é dado em qualquer parte do site que esteja sempre presente em todas as paginas. No meu caso coloquei no meu blog, no footer.php, e esperar umas horitas para começarem a ser colecionados dados dos visitantes.

Este sistema é gratuito até um determinado numero de visitas (não sei bem, mas é!)

http://www.google.com/analytics/

Bom, isto é tudo muito lindo, mas ter que fazer o login no site cada vez que se quer as estatistcas do nosso site, não dá muito jeito, principalmente porque descobri a ferramenta Analytics Reporting Suite for Google Analytics. que é nada mais nada menos que um sistema que nos permite ver essas estatisticas no desktop, o que é muito util para acesso rápido, e alem disso tem os dados todos organizados e permite uma analise mais detalhada e menos confusa como a exportação destes dados para o desktop.

http://www.aboutnico.be/index.php/google-analytics-air-beta-sign-up/

Basta fazerem o download primeiro do Adobe Air beta 2  e escolher a vossa versão em  http://labs.adobe.com/downloads/air.html ou o download directo para windows versão beta 2  em: http://download.macromedia.com/pub/labs/air/air_b2_win_100107.exe que permite executar Aplicativos Air/Flex no Desktop. Escolham a versão beta 2 já que o analytics não funciona com a beta 3 (a mais recente).

Depois fazer o download do  Analytics Reporting Suite em: http://www.aboutnico.be/betasignup/download.php?gas2.air

NOTA: É obrigatório instalar o AIR beta 2 primeiro.

E depois iniciar o programa, carregar em Manage Profiles -> Create new Profile e inserirem o login e password da vossa conta google e carregar em Load e de seguida Add Profile.

Depois no ecra é so escolhe o vosso profile que criaram e Goto Dashboard e voilá. Todos os dados de visitas do vosso site.

É muito bom porque nos mostra o numero de visitantes, de onde são, que sistema usam, browser, resoluções, de onde vieram (motores de busca, outros sites, directos) quanto tempo tiveram na pagina, quantas paginas viram, quais as paginas mais vistas, ilustração de visitas no mapa e graficos, operadores de internet, velocidade, visitas diárias, utilizadores que viram uma unica vez o site, que voltaram, ou que voltarm x vezes, as palavras usadas nos motores de busca que indicaram o vosso site…enfim uma "interminavel" quantidade de informações bem uteis. (notem que isto tudo são dados do google analytics e não do programa em si, já que o programa só organiza os dados)

Aqui deixo uns "screen shots" da utilização e dados do  meu blog.

Painel Profiles:

Resumo de visitantes:

Localização e cidades:

Novos visitantes e Repetidos:

Browsers e Velocidades/Linhas dos Utilizatores:

Proveniencia dos Visitantes (motores de busca, referals e directos.)

 

 

 

 

Esperimentem, é muito interessante.

De uma só assentada: Nota 10 :)

Post partilhado em www.xtechpt.com
Cumps.


3 comments

add yours
  • carla July 13, 2008

    Oi. Achei o teu artigo muito interessante até porque estou a tentar pôr o analytics a funcionar com o meu blog sapo e em todo o lado leio que é de muito fácil instalação. Acontece que já o fiz mas nas estatísticas não me aparece nada quando visito o meu blog. Não é instantâneo? tem que se esperar? Já agora parece-me que o analytics aparece oculto. Ou seja quem entra no blog não se apercebe que está a ser monitorado. Estou certa? obrigada!

  • Mário Santos July 13, 2008

    Olá carla.

    Quando entras no blog nada é apresentado, alias, nunca é apresentado nada, apenas tu podes ver as estatisticas acedendo à tua conta no http://google.com/analytics. Isto só funciona 12/24h depois de meteres no teu blog o código que o google te dá.

    Se queres um sistema como o que tenho no blog, que apresenta o numero de visitas, tens o histats.com, registas-te escolhes o tipo de contador e depois metes o código no teu blog.

  • Carla July 13, 2008

    Muito obrigada, Mário pelos esclarecimentos. Foram de uma grande ajuda. Já estava a pensar que tinha feito tudo mal. :-)

    O Google analytics serve perfeitamente. Era mesmo algo discreto que eu pretendia.

Leave a Comment

Post